
CUIDADOS NO PÓS OPERATÓRIO
Os cuidados após retirar os sisos são importantes para evitar complicações e garantir que o processo de cicatrização ocorra da melhor maneira possível.
Além disso, eles também garantem que o paciente passe por todo o processo sem desconfortos como dores, inchaços e infecções indesejadas.
O tempo médio de recuperação do siso é de 3 dias a uma semana.
Dessa maneira, visando obter uma recuperação mais simples, rápida e livre de problemas, separamos cuidados que você precisa ter após retirar os sisos:
1- Alimentação
Geralmente após cirurgias é necessário adaptar sua alimentação para evitar complicações, e na extração do siso não é diferente.
Aliás, por se tratar de uma cirurgia realizada na boca, a alimentação costuma ser um pouco mais restrita que nos outros. Durante o período pós-cirúrgico, as adaptações na alimentação a serem feitas são:
- Dar preferência a alimentos frios e macios;
- Não consuma alimentos remosos;
- Evitar alimentos ácidos;
- Não utilize canudos para ingerir líquidos, pois para seu uso é necessário forçar os músculos da boca;
- Mantenha-se hidratado;
- Consuma alimentos anti-inflamatórios e que estimulem a concentração.
2 – Evitar esforço físico
Logo após a cirurgia é necessário ficar um determinado tempo em repouso. Isso garante a prevenção de sangramentos, inchaços e até mesmo a perda dos pontos.
Desse modo, é importante que durante as primeiras 24 horas mantenha-se um repouso mais intenso. Entre as 24 e 72 horas, pode-se realizar algumas atividades, porém deve-se continuar evitando esforços pesados.
Após as primeiras 72 horas após a extração do siso o paciente pode retornar a rotina convencional.
3 – Tomar os medicamentos corretamente
Após a cirurgia, o dentista irá receitar o uso de alguns medicamentos, dentre os quais estão anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.
Estes devem ser tomados na dosagem e da maneira indicada pelo profissional para que eles funcionem da maneira esperada.
Caso apareça algum incômodo além dos esperados, o dentista deve ser avisado para que as providências necessárias sejam tomadas. De maneira alguma realize automedicação tomando remédios adicionais.
4 – Inchaço no pós-operatório
O pós-operatório do siso costuma provocar um inchaço na região do procedimento. É possível percebê-lo devido ao volume extra que ele provoca na bochecha.
Portanto, os cuidados após retirar os sisos que podem evitar que isso ocorra são:
- Uso de compressas de gelo;
- Evitar esforços;
- Siga os cuidados pós-operatórios;
- Consuma alimentos frios.
É importante mencionar que o inchaço após a extração do siso é normal e ele tende a diminuir naturalmente com o tempo. Porém, caso o inchaço persistir após alguns dias o dentista deve ser alertado.
5 – Evitar movimentar muito a boca
Durante o processo de recuperação, é importante que o paciente evite movimentar demais a boca para evitar inchaços ou até mesmo a soltura dos pontos.
Portanto, é altamente recomendado evitar falar, bocejar e utilizar canudos, especialmente nos primeiros dias após o procedimento.
Além disso, é indicado não tocar a cirurgia diretamente, a fim de evitar possíveis infecções causadas por bactérias presentes nas mãos.
6 – Fazer a higienização de maneira mais suave
Não é novidade que após um procedimento cirúrgico a região fica mais sensível por um tempo. Dessa maneira, especialmente durante o período em que os pontos ainda estão presentes, é recomendado que a higienização seja feita com mais cautela, para evitar danos e o rompimento dos pontos.
Porém, o fato de a região estar mais sensível não significa que a higiene bucal pode ser deixada de lado, pois o acúmulo de partículas de alimentos sobre a sutura pode causar um acúmulo de bactérias sobre a cirurgia, o que pode causar uma infecção.
7 –Tabaco e álcool
Apesar de ser de conhecimento comum, é importante frisar que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado enquanto estiver utilizando antibióticos.
Isso acontece pois o consumo dessas duas substâncias simultaneamente pode causar efeitos colaterais, e em alguns casos até mesmo reduzir o efeito dos antibióticos. Portanto, é recomendado esperar a interrupção do uso do medicamento para consumir álcool.
O consumo de cigarros também deve ser interrompido durante o período em que a cirurgia ainda não cicatrizou, pois o cigarro solta substâncias tóxicas que entram na mucosa bucal, o que pode causar problemas.
8 – Regressar para remover suturas
Após um período de 7 dias, o paciente deve retornar ao consultório para remover os pontos e para que o dentista possa fazer uma avaliação do processo de cicatrização.